A Comunidade Intermunicipal de Aveiro ambiciona ser uma “tech region” e para isso vai candidatar-se a fundos comunitários. A novidade foi revelada esta segunda-feira na sessão de apresentação da "Aveiro Tech Week", semana dedicada à tecnologia, que se repete todos os anos.
Corpo do artigo
A cidade de Aveiro assume-se como um território tecnológico - "tech" -, há algum tempo, alicerçada no projeto Aveiro Tech City, que visa utilizar a tecnologia como meio para melhorar a vida dos cidadãos. É nesse âmbito que apresenta, anualmente, uma semana dedicada à área tecnológica, aberta a toda a comunidade. Começou esta segunda-feira, chama-se "Aveiro Tech Week" e dura até domingo. Na sessão de abertura, Ribau Esteves, presidente da Câmara e da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), deu uma novidade: a CIRA quer pegar no exemplo da cidade de Aveiro e aplicá-lo nos seus 11 municípios.
"Estamos numa fase importante da negociação do pacote dos fundos comunitários que vai ser contratualizado com as comunidades intermunicipais. Passarmos a ter uma "Aveiro Tech Region" é uma das apostas que está no caderno de encargos de propositura, que vamos apresentar na sexta-feira", revelou o presidente da CIRA.