
Voo seguia para as Canárias, mas foi desviado para Faro devido a problemas mecânicos
Foto: Pedro Correia / Arquivo
Um avião da companhia aérea britânica Jet2, que voava entre Londres e Fuertventura, nas ilhas Canárias, declarou esta quarta-feira emergência e aterrou em segurança no Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
De acordo com o Comando Distrital da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) do Algarve, "o alerta foi dado pelo comandante da aeronave às 10.24 horas, tendo a mesma aterrado em segurança pelas 10.47 horas".
O Boeing 737-86N, com 179 passageiros a bordo, tinha descolado do aeroporto de Stansted, em Londres, no Reino Unido, e tinha como destino Fuertventura, nas ilhas Canárias.
"Face à declaração de emergência do comandante, foi ativado o Plano Prévio de Intervenção para o aeroporto Gago Coutinho, no seu nível vermelho, um plano preventivo que define e mobiliza vários meios da Proteção Civil", especificou a fonte.
Após o alerta do comandante da aeronave, o protocolo de segurança aérea foi ativado e o voo recebeu prioridade para aterrar, tendo sido direcionado para a pista, onde já estavam mobilizados os serviços de emergência do aeroporto.
No total foram mobilizados 94 operacionais com o apoio de 41 veículos, concluiu a fonte da Proteção Civil.
Não foi divulgado o problema que obrigou a esta aterragem de emergência.
