Avião da Ryanair evacuado em Faro por suspeita de fogo no motor. Uma pessoa ferida

Foto: Marisa Rodrigues
Um avião da Ryanair com 190 pessoas a bordo foi evacuado, esta quarta-feira, no Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, devido à suspeita de um incêndio num motor. Passageiros e tripulantes tiveram de abandonar a aeronave pelas mangas laterais. Uma funcionária da companhia aérea ficou ferida.
O avião, com partida prevista para as 16.20 horas, ia voar com destino ao aeroporto de Stansted, em Londres. Segundo o JN apurou, o piloto começou por reportar dificuldades a arrancar um dos motores, mas a situação terá ficado resolvida e o embarque dos passageiros acabou por ser efetuado. De seguida, o piloto detetou um sobreaquecimento e declarou emergência.
A ocorrência, registada às 17.16 horas, levou à ativação do "Alerta Vermelho" no âmbito do Plano Prévio de Intervenção do aeroporto e à mobilização de mais de uma centena de meios de emergência e socorro.
As mangas laterais do avião foram acionadas para que todos pudessem sair. Durante a evacuação, uma mulher, de 24 anos, membro da tripulação, sofreu ferimentos na cara e num braço, sendo assistida no local e depois transportada para o Hospital de Faro.
De acordo com a ANA Aeroportos, "foram acionados todos os meios de socorro adequados à situação e os passageiros foram evacuados do avião e encaminhados para o terminal". Após uma inspeção, não se confirmou a suspeita de incêndio a bordo e os meios de socorro foram desmobilizados, às 17.45 horas, ficando apenas em alerta os meios de combate a incêndios do próprio aeroporto.
"O voo FR5553 da Ryanair de Faro para Londres Stansted sofreu um atraso na noite de quarta-feira (18 de fevereiro) devido a um problema técnico com a aeronave. Os passageiros foram desembarcados e regressaram ao terminal", explica a RyanAir em comunicado enviado ao JN. "Um avião de substituição foi arranjado para levar os passageiros para Londres Stansted com um atraso de aproximadamente 3 horas", sublinha a transportadora, que salienta que não houve qualquer incêndio.

Foram acionados mais de 100 meios de emergência e socorro
