A animação natalícia tem uma forte componente cultural, com vários momentos musicais, incluindo concertos das orquestras de Guimarães e do Norte.
Corpo do artigo
A animação de rua para a quadra festiva, na cidade de Guimarães, arranca no dia 30 de novembro, com a parada de Natal, o acender da iluminação das ruas, a abertura da pista de gelo, da casa do Pai Natal e do mercado de Natal. A contagem decrescente para a entrada em 2025 será feita no largo do Toural, com a atuação dos Azeitonas e animação musical a cargo da DJ e locutora de rádio Ana Isabel Arroja. O programa termina no dia 1 de janeiro, quando a Orquestra da Cidade, acompanhada pela solista Marina Pacheco e pela Academia de Bailado, encerram as festas com o já habitual Concerto de Ano Novo.
A pista de gelo, na Plataforma da Artes, Casa do Pai Natal, no largo do Toural e mercado de Natal, no largo Condessa do Juncal, vão funcionar entre 30 de novembro e 24 de dezembro. Os momentos de animação musical, circense e teatral começam no domingo, dia 30 de novembro, e continuam nas sextas-feiras, sábados e domingos do mês de dezembro e na segunda-feira (dia 23) e terça-feira (dia 24). Embora ainda não seja oficial, o JN sabe que a noite da passagem de ano, no largo do Toural, será animada por um concerto dos Azeitonas e pela DJ Ana Isabel Arroja.
O primeiro concerto de Natal acontece na Igreja de São Francisco, no dia 7 de dezembro, e é da responsabilidade da Banda da Sociedade Musical de Pevidém. No dia seguinte, o Coro Vilâncico apresenta-se na Capela do Centro Juvenil de São José. No sábado, dia 14, o Coro e a Orquestra de Guimarães atuam na Igreja de Misericórdia e, no dia 15, os Jovens Cantores do Conservatório dão um concerto na Igreja de São Domingos. João Sousa e o Quarteto de Cordas de Guimarães têm agendados dois espetáculos, no dia 19, no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), e, no dia 20, no auditório D. Manuel Monteiro de Castro, em Prazins Santa Eufémia. No dia 21, na na Capela do Centro Juvenil de São José, o Grupo Coral de Ponte e o Coro En’Canto apresentam “Lighten: Um concerto de Natal”. A Orquestra do Norte dá um concerto no domingo, dia 22, no CCVF, e o ponto final nas festividades de Natal e Ano Novo será, como habitualmente, o concerto da Orquestra de Guimarães, no dia 1 de janeiro, na mesma sala, com a direção do maestro Vítor Matos e a participação da solista Marina Pacheco e da Academia de Bailado.
Combater a sazonalidade do turismo
Paulo Lopes Silva, vereador com a pasta da Cultura, referiu-se a este programa com “tendo uma grande componente cultural, mas também uma preocupação de animar o centro da cidade”, para dinamizar o comércio. O investimento Municipal, em iluminação, animação e decoração ultrapassou o meio milhão de euros, segundo referiu o autarca. “O objetivo é esbater o efeito de uma certa sazonalidade que afeta o nosso setor do turismo, muito ativo na primavera, verão e numa parte do outono, mas mais parado durante o inverno. O que queremos é que as pessoas venham a Guimarães, quem comam cá e que durmam na cidade”, apontou. O vereador destacou a iluminação interativa, “em que as pessoas vão poder escolher o que querem ver projetado na parede da igreja da Misericórdia e em que a árvore de Natal, instalada no Toural, vai interagir com a contagem de passagem de ano”.
Segundo Paulo Lopes Silva, a fim de criar dinâmica junto do comércio tradicional, vai haver um conjunto de bilhetes para a pista de gelo que serão reservados para os comerciantes distribuírem pelos clientes que fizerem compras nas suas lojas. O vereador frisou o facto de na zona da Plataforma das Artes não ter barraquinhas de comes e bebes, “para potenciar o negócio dos estabelecimentos naquela praça”.