Bacalhau chega esta quarta-feira ao Jardim do Oudinot, em Ílhavo, e só zarpa no domingo
Caras, samos, línguas, pataniscas, bolinhos e ovas de bacalhau. Essas e outras iguarias, confecionadas com o "fiel amigo", podem ser degustadas, a partir desta quarta-feira e até domingo, no Festival do Bacalhau, que decorre no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo.
Corpo do artigo
Os dias, além da gastronomia, contam com diversas atividades e terminam, sempre, a partir das 22 horas, com concertos. O palco principal, denominado Estibordo, recebe Matias Damásio (esta quarta-feira), Ana Moura (quinta-feira), Mickael Carreira (sexta-feira), Rui Veloso (sábado) e Luís Trigacheiro (domingo).
No total, são 12 as associações locais que vão confecionar pratos variados em que o ingrediente principal é sempre o mesmo: bacalhau ou seus derivados. Há 10 tasquinhas - que abrem hoje ao jantar e, nos restantes dias, ao almoço e ao jantar - e dois bares de petiscos. Além disso, o Pavilhão Âncora vai receber 15 "showcookings", que têm ao leme nomes como Vanessa Alfaro, Rita Alves, Daniel Cardoso, Hélio Loureiro, Duarte Eira e Tony Martins, entre outros.
Investimento de 475 mil euros
A Câmara de Ílhavo, organizadora do festival, anunciou que vai investir 475 mil euros no evento, que conta com "cerca de 50 colaboradores e mais de 500 voluntários (entre organização e associações participantes". Este ano, o Brasil é o país convidado, com o certame a receber uma comitiva de Paraty, cidade geminada com Ílhavo. E, na sexta-feira, às 21 horas, Luciana Guimarães, chef brasileira, apresenta um "showcooking" às 21 horas.
Para sábado está agendado um dos pontos altos do festival, com a "Corrida mais Louca da Ria", que promete voltar a encher o Jardim Oudinot de embarcações originais e de tripulantes inesperados. A "Volta ao Cais em Pasteleira" - um passeio de bicicletas antigas que, no ano passado, reuniu 300 pessoas - acontece no domingo, com partida no Cais dos Bacalhoeiros, às 17 horas. A entrada no Festival do Bacalhau e a participação nas atividades - excetuando a restauração -, assim como os concertos, são gratuitos.
