A vila de Baião recebe, entre o jantar desta sexta-feira e o lanche de domingo, 6 de abril, a 19.ª edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos, um evento gastronómico que destaca os sabores tradicionais da região do Douro verde.
Corpo do artigo
Além da venda de fumeiro – como presunto, chouriças de carne e de sangue (moiras), salpicão e barriga fumada –, os visitantes têm ainda a oportunidade de comprovar a qualidade dos produtos locais nos restaurantes do recinto. O cardápio inclui o tradicional Cozido à Portuguesa, o Arroz de Moira com Grelos e o Pastelão de Salpicão. A experiência gastronómica é enriquecida pelos vinhos produzidos a partir da casta Avesso, característica da sub-região de Baião.
Organizada pela autarquia local, a feira conta com cerca de três dezenas de expositores que apresentam produtos artesanais de elevada qualidade. “O fumeiro de Baião não é melhor, nem é pior. É o nosso. Pelas características naturais, pela forma como criámos os animais e como são tratados faz um fumeiro diferente do de Vinhais, de Montalegre e de Chaves. Faz-se um acompanhamento total ao animal, que dá, depois, garantia do produto vendido. Quem chega ao stand sabe que vai garantido com aquilo que compra e leva”, garante José Lima, vereador com o pelouro das Atividades Económicas.
Além da vertente gastronómica, a feira integra um programa de animação com atuações de grupos e artistas locais, criando um ambiente propício ao convívio entre visitantes, familiares e amigos.
Para além do fumeiro, os participantes poderão ainda encontrar outros produtos regionais, como doces, compotas, o tradicional Biscoito da Teixeira e as conhecidas laranjas da Pala.