Um mercado de rua com produtos tradicionais portugueses, um espectáculo de fusão musical com artistas do centro comercial STOP e um baile especial com gigantones são os pontos altos do "Manobras no Porto" deste sábado.
Corpo do artigo
O Terreiro da Sé, o Miradouro da Sé e a Rua D. Hugo transformam-se, entre as 10 e as 18.30 horas, num mercado de rua onde os clientes podem comprar artigos em segunda mão, objectos "vintage", plantas, artesanato e produtos tradicionais portugueses.
A acção de rua, suportada na produção e cultura portuguesa, tem três áreas distintas. Na primeira secção vai vender-se comida, artesanato e produtos tradicionais portugueses, numa segunda secção produtos "vintage" e em segunda mão e, numa terceira secção, há animação de rua, informa o "Manobras no Porto", projecto que tem como objectivo revitalizar o centro histórico do Porto.
Os fornecedores locais, grandes marcas nacionais e vendedores de outros mercados da cidade do Porto são os protagonistas do evento "Mercado de Rua".
Ao início da noite de sábado, pelas 22 horas, a Praça dos Leões é invadida por mais de 100 músicos e dezenas de cabeçudos, gigantones e gordos.
Os músicos apresentam um espectáculo denominado de "Stopestra", que é uma produção que envolve intérpretes amadores e profissionais de diferentes estéticas urbanas.
O grupo é composto por artistas do movimento de músicos do centro comercial STOP, que fundem rock, pop, jazz e música experimental, apresentando sonoridades originais nascidas das "múltiplas influências trazidas pelos seus membros", explicam os autores do projecto: Serviço Educativo da Casa da Música e Movimento de Músicos STOP.
Ao espectáculo de música junta-se em simultâneo o "Baile dos Corpos Extraordinários", um projecto que resulta de uma oficina de porta aberta numa casa da Rua das Flores resgatada ao abandono.
O "Baile dos Corpos Extraordinários", que se inspira no universo dos gigantones e cabeçudos, permite à população participar no espectáculo, mascarando-se com peças de vestuário acopláveis ao corpo, de modo a criar formas absurdas, com extensões e prolongamentos exagerados.
Neste baile especial, pais e filhos, velhos e novos vão dançar e divertir-se, encarnando personagens extraordinárias com recurso a um guarda-roupa original que a organização empresta aos participantes.
Esta performance de dança foi produzida para o Festival Internacional de Marionetas do Porto, contou com o envolvimento do Teatro Frio e da Companhia Erva Daninha, e vai ser também apresentado na "Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012".
Esta sábado, penúltimo dia da primeira acção do "Manobras no Porto", é também apresentado, pelas 19.30 horas, o "Olha Lá-Peça de Teatro", um espectáculo apresentado no Abrigo dos Pequeninos, e que partiu da recolha de testemunhos das gentes do centro histórico do Porto e de Países de Língua Oficial Portuguesa, que explora encontros entre as várias culturas lusófonas na cidade.
O projecto cultural "Manobras no Porto", cujo investimento se cifrou em dois milhões de euros, programou 164 eventos culturais durante cinco dias em locais improváveis do centro histórico do Porto e termina no domingo.