O Baile de Gala e o Chá Dançante da Queima das Fitas de Coimbra, agendados para dias 27 e 28 deste mês, respetivamente, vão realizar-se no Estádio Universitário, confirma a comissão organizadora.
Corpo do artigo
Os eventos estavam previstos para o Colégio das Artes, onde funciona o Departamento de Arquitetura (DARQ). A mudança acontece por causa do descontentamento dos estudantes face às condições do edifício.
Ao JN, Carlos Missel, coordenador-geral da Comissão Organizadora da Queima das Fitas de Coimbra, afirma que a entidade organizadora percebeu a "questão do descontentamento dos estudantes e da direção do DARQ por causa das condições", frisando que fez "um esforço para que o impacto fosse menor", porque os eventos iriam "ser no jardim e não propriamente no edifício".
"Nós também queremos ser parte da solução e não do problema e, então, pedimos outra solução para também não impactar o edifício, que era o que estava a gerar demasiado descontentamento com os utilizadores. E nós também não queríamos impor a nossa presença", afirma, admitindo que a mudança de local "é só por causa" do descontentamento dos estudantes.
Na semana passada, o JN noticiou que estudantes do Departamento de Arquitetura denunciaram, em carta anónima, que o edifício está "degradado, com zonas encerradas por falta de segurança". Apesar das condições, o edifício acolheria eventos da Queima das Fitas. Os estudantes apontavam que os eventos acolheriam "centenas de pessoas num espaço que, para os próprios estudantes e professores, não é seguro".
Na passada quinta-feira, e no mesmo dia em que reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, visitou o edifício do Colégio das Artes, a comunidade estudantil realizou um protesto contra a realização dos eventos da Queima das Fitas no departamento. Na altura, fonte da UC adiantou ao JN que a segurança dos alunos "não está em causa" e referiu que se encontram apenas interditados alguns espaços "como medida preventiva".
Sobre as preocupações com os eventos da Queima das Fitas, a mesma fonte sublinhou que os "pareceres requeridos para o efeito não apontam qualquer risco de segurança na realização desses eventos, cuja realização no espaço do Colégio das Artes foi avalizada pelas Unidades Orgânicas que utilizam o edifício".