Há muitos que arriscam um mergulho apesar da indicação “banho desaconselhado”. Câmara de Guimarães está a tentar classificar praias fluviais com “águas balneares”.
Corpo do artigo
O concelho de Guimarães, apesar de ser atravessado pelos rios Ave, Vizela e Selho, não tem nenhuma área classificada com água balnear. No entanto, nos dias de calor, isso não impede que multidões encham as praias fluviais do rio Ave, mesmo que os banhos não sejam aconselhados. O Município diz que tem feito esforços para conseguir esta distinção, mas ressalva que “a classificação de novas águas balneares é um processo difícil”.
Num dia quente de agosto, a Praia Seca, em Caldas das Taipas, está repleta de banhistas. A maior parte passou distraidamente pelo letreiro, logo à entrada, onde se informa que os banhos estão desaconselhados. “Não li nada, só posso dizer que a água está excelente. Fria, como se espera da água de rio, mas limpinha”, assegura Mário Monteiro, ao sair da água. Margarida Anjo, filha do concessionário do bar da praia, apesar de estar ali a servir ao balcão todos os dias, também nunca se tinha apercebido do aviso.