Os banhos na praia fluvial de Adaúfe, em Braga, estão de novo autorizados, tendo sido levantada a interdição que havia sido decretada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), na segunda-feira, após sete banhistas terem apresentado reações alérgicas.
Corpo do artigo
“As análises feitas, entretanto, mostram que está tudo normal, que não há qualquer problema com a água. Já recebemos esta manhã a informação da APA relativa ao levantamento da interdição”, disse esta quarta-feira ao JN o vereador do Ambiente da Câmara de Braga, Altino Bessa.
O autarca explicou que foram realizadas recolhas de água no domingo e na segunda-feira para análise, tendo ambas demonstrado que “está tudo normal”. “Tanto as análises à água recolhida por nós como à que foi recolhida pelo SEPNA [da GNR] e enviada para a APA comprovam-no”, garantiu.
No domingo, segundo Altino Bessa, sete banhistas sentiram irritação nos olhos e comichão na pele, o que levou a Agência Portuguesa do Ambiente a decretar a interdição dos banhos naquela praia fluvial, onde estiveram “centenas de pessoas” durante o dia.
“Estas análises mostram que a causa não foi a água. Poderá ter sido eventualmente alguma reação alérgica aos pólenes, nomeadamente das gramíneas, mas essa é apenas uma especulação”, concluiu.
A praia fluvial de Adaúfe é uma das três do concelho de Braga com bandeira azul, juntamente com as da Ponte do Bico e do Cavadinho.