É a grande novidade da Óbidos Vila Natal e promete ser o alvo da curiosidade de miúdos e graúdos. Beber uma bebida em copos de gelo, num ambiente intimista e com temperaturas de quatro graus negativos é o que oferece o Bar de Gelo, que hoje abre as portas.
Corpo do artigo
Construído na antiga sede dos bombeiros de Óbidos, que serviu também de cantina municipal, na Rua Direita, este novo equipamento, de 24 metros quadrados, está revestido com 400 blocos de gelo, com 50 centímetros de comprimento e 30 de diâmetro, fabricados numa empresa de Peniche. O trabalho "gelado" foi realizado, na semana passada, por meia dúzia de pessoas que tiveram de enfrentar temperaturas inferiores a cinco graus negativos.
"É a primeira vez que fazemos isto e está a correr muito bem", assegurou, ontem, ao JN, Roberto Fonseca, garantindo que no Grupo Guliver, empresa responsável pela montagem do bar, são "todos muito versáteis". "A nossa especialização é fibras de vidro, mas acabamos por conseguir fazer tudo", refere Roberto Fonseca, revelando que a empresa é responsável pela feitura dos bonecos do Carnaval de Torres Vedras, mas também pelos relógios e golfinhos que "animam" as rotundas de Albufeira, no Algarve.
Roupa especial
Com luvas de borracha isoladas com pelo, Daniel tem a tarefa de ir cortando o gelo com as medidas exactas. Filipe vai revestindo as paredes do espaço com os blocos de gelo, tarefa que interrompe para garantir que "95% do trabalho da empresa são esculturas de animação". "Este trabalho é diferente, mas acaba por ter tudo a ver com o que fazemos", sustenta.
O corte e montagem dos cubos é feita durante cerca de uma hora. Depois há que rumar novamente a Peniche para ir buscar mais gelo. "Houve aí uns dias, com vento, que estávamos melhor dentro do espaço que na rua", assegura João Pedro Pinto Ribeiro, o responsável pela Iber Ice, empresa que, para além do Bar do Gelo, tem a responsabilidade da montagem da pista e da rampa de gelo, que durante um mês fazem as delícias dos que visitam a super mediática Vila Natal de Óbidos.
Primeiro bar em Portugal
O responsável acredita que este "é o primeiro bar de gelo móvel de Portugal" e revela que já tinha as coisas "mais ou menos pensadas". "O projecto já estava em estudo e um protótipo desenvolvido quando surgiu o desafio da Óbidos Patrimonium", diz João Pedro. "Já havia uma confiança mútua e decidimos assumir o risco", conta.
Confiante que o bar, orçado em 25 mil euros, terá "uma grande adesão", o empresário explica que tudo ali dentro será gelo. "São os copos, o balcão e os sofás", diz.
A entrada, feita a partir da rua Josefa de Óbidos, custa dez euros e para além de uma casaco e luvas - equipamentos devolvidos à saída -, os visitantes apenas poderão estar no espaço durante 30 minutos. Ali é servido vodka, sumo e ginja de Óbidos.
José Parreira, administrador da empresa municipal Óbidos Patrimonium, garante que o bar de gelo "vai surpreender os visitantes" da vila medieval, já que este tipo de equipamentos, "normalmente, só estão disponíveis no Norte da Europa".
Para os mais friorentos, Óbidos propõe, em alternativa de forma totalmente independente, o Chocolate Lounge, um espaço gourmet inteiramente dedicado ao chocolate e que também é inaugurado hoje. Localizado na Praça da Santa Maria, este espaço contará "com uma grande variedade de bombons e chocolate proveniente de plantações de cacau de todo o mundo", assegura o responsável, frisando que haverá uma programação cultural que incluiu workshops e apresentação de livros, entre outras iniciativas.