Cinco barcas de madeira devidamente adornadas com muitas flores voltaram, esta segunda-feira, a permitir que se cumprisse a tradicional travessia de levar o compasso pascal pelo rio Homem, na freguesia de Fiscal, em Amares, terra onde nasceu o cantor António Variações.
Corpo do artigo
No passado, esta travessia era a forma de fazer chegar a cruz a todas as casas da aldeia, permitindo ligar os lugares de São Pedro e São Bento, algo que há várias décadas já é possível devido à construção de uma ponte rodoviária. No entanto, para preservar a tradição, ao longo dos anos tem-se mantido a travessia pelo rio.
Sempre realizado à segunda-feira de manhã, o momento assume-se, atualmente, como um fator de atração de milhares de pessoas, que se concentram nas margens do Homem para acompanhar a descida das cinco barcas, que durante o ano estão submersas no rio e que só são retiradas poucos dias antes da Páscoa.
A bordo das barcas de madeira, além dos elementos responsáveis pela visita pascal e de vários outros convidados, segue também a Banda Musical de Cabreiros (Braga), que todos os anos é responsável por abrilhantar este momento festivo da freguesia de Fiscal.