O Largo da Igreja, na freguesia de Barcelinhos, voltou a ganhar o concurso Barcelos Florido, que já vai na 19.ª edição e que tem como objetivo contribuir para a valorização estética e ambiental da cidade e das freguesias urbanas.
Corpo do artigo
Individualmente, Maria da Conceição Silva foi a grande vencedora, tirando o lugar mais alto do pódio ao vizinho e vencedor do ano passado, António Ribeiro Novo, que ficou na 2.ª posição. José Carlos Loureiro, morador em Arcozelo, conquistou o terceiro lugar.
O 1.º lugar valeu 500 euros ao vencedor. O 2.º posto levou para casa 400 euros e o 3.º teve direito a 300 euros. Todos os outros participantes, que ficaram nos 20 primeiros lugares, também tiveram direito a prémio, cujo valor vai decrescendo, conforme o lugar que têm na tabela.
Na avaliação, o júri teve em atenção a riqueza e harmonia do conjunto floral, atendendo à utilização de plantas exteriores, sendo excluídas as plantas exóticas e de interior, bem como flores artificiais. A harmonia com a fachada do edifício, a variedade das flores apresentadas e a diversidade das cores das flores, também são tidas em conta. A criatividade e originalidade da composição cénica do conjunto, o estado de conservação (fitossanitário) das flores, o uso de artefactos de cariz típico relacionado com a nossa identidade, cultura e tradição, a regularidade das varandas floridas ao longo do ano e a inovação face às composições apresentadas no ano anterior, são também fatores tidos em conta.