Barcelos assinala no próximo dia 31 de agosto o 97.º aniversário de elevação a cidade, com um programa que combina momentos culturais, institucionais e de homenagem. O ponto alto será a Sessão Solene Comemorativa, marcada para as 18 horas, no Auditório dos Paços do Concelho, onde serão atribuídas Medalhas Honoríficas do Município a oito personalidades que se distinguiram pelo engrandecimento da cidade e pelo serviço à comunidade.
Corpo do artigo
As comemorações têm início pelas 17 horas, com a abertura do novo Help Point do Peregrino, localizado na rua Dr. Miguel da Fonseca, junto à Igreja Matriz. Meia hora depois será inaugurada, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a exposição "Carlos Basto - Aguarelas de Barcelos".
Durante a Sessão Solene, além da entrega das distinções, será exibido um vídeo e apresentado o poema "Nasci Aqui", da autoria de Daniela Matos Leite, natural de Barcelos.
O programa prossegue às 19.30 horas com uma homenagem a Adelino Ribeiro Novo, no Complexo Desportivo do Estádio Cidade de Barcelos. Já à noite, a partir das 21.30 horas, sobe ao palco o espetáculo "Fado Barcelos", que reunirá pela primeira vez três vozes femininas barcelenses com carreiras além-fronteiras: Carla Cortez, Liliana Macedo e Vânia Leal.
Recorde-se que Barcelos foi elevada a cidade em 1928, por decreto, data que a população celebrou então com uma marcha luminosa pelas ruas, marcando um dos momentos históricos mais simbólicos da sua identidade coletiva.