O Município de Barcelos lançou uma campanha de apoio à esterilização de animais de companhia aberta a todos os cidadãos e associações do concelho.
Corpo do artigo
Com um financiamento total de 20 mil euros, a iniciativa visa reforçar o bem-estar animal e combater o abandono de cães e gatos.
Cada munícipe ou entidade coletiva poderá candidatar-se ao reembolso parcial das despesas de esterilização, de acordo com os seguintes valores máximos comparticipados: gato e gata, 20 e 46 euros, respetivamente; cão e cadela, 40 e 72 euros, respetivamente.
A campanha tem efeitos retroativos, pelo que, quem tiver comprovativo de esterilização de animais realizada desde janeiro de 2025 pode candidatar-se a este apoio. As candidaturas ao programa podem ser efetuadas a partir do dia 1 de junho no Balcão Único da Câmara Municipal ou via email.
A formalização da candidatura é realizada pelo proponente, através do preenchimento de formulário próprio, indicando o apoio a que se pretende candidatar.
Esta medida pretende abranger tanto animais errantes como animais de companhia, reforçando as ações do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) e de protocolos já existentes com associações zoófilas.
A autarquia sublinha que esta medida surge da necessidade urgente de controlar a população de animais errantes, combater o abandono e promover uma posse responsável, ao mesmo tempo que vai ajudar os munícipes nas despesas de esterilização. A campanha pretende ser um exercício de cidadania e responsabilidade partilhada, envolvendo toda a comunidade.