A Barcelos Sénior abriu, nesta terça-feira, as portas das suas novas instalações, assinalando também o arranque do novo ano letivo, num momento que reforça a aposta no envelhecimento ativo e na valorização da população sénior.
Corpo do artigo
O novo espaço amplia a capacidade da instituição, enquanto as antigas instalações passam a estar vocacionadas para a área administrativa e para o convívio dos ex-alunos, com destaque para a criação de uma biblioteca e de um espaço verde.
Atualmente, a Barcelos Sénior conta com cerca de 230 alunos, entre os 50 e os 85 anos, dos quais 70% têm formação superior. O corpo docente é constituído por 28 professores, que lecionam 50 disciplinas nas mais variadas áreas, desde a História, Filosofia, Cidadania e Património, até ao Teatro, Música, Fotografia, Olaria, Ginástica, Pilates ou Yoga.
Na visita ao novo espaço, o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, sublinhou a importância do projeto para o concelho. "Esta universidade é mais uma razão para sair de casa, aprender algo novo e ter um envelhecimento ativo", afirmou, destacando também o contributo da instituição no combate ao isolamento e na promoção da partilha de saberes.
Criada em 2012, a Barcelos Sénior é uma associação cultural sem fins lucrativos que tem como missão a inclusão social e a valorização do envelhecimento através de atividades pedagógicas e formativas.