Barcelos tem 11 pontos de recolha para dar nova vida a equipamentos eletrónicos

Barcelos tem 11 pontos de recolha para dar nova vida a equipamentos eletrónicos
Foto: Direitos reservados
A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos mobiliza escolas, instituições e munícipes para reduzir o impacto do lixo eletrónico.
O Município de Barcelos está a incentivar a população a entregar equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida, disponibilizando 11 pontos de recolha no concelho no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorre até 30 de novembro. A iniciativa pretende combater o impacto ambiental do lixo eletrónico e estimular práticas de reparação, reutilização e reciclagem.
A edição deste ano centra-se precisamente nos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, alertando para as consequências do descarte inadequado e para a necessidade de valorização dos recursos. Para envolver a comunidade, a programação arrancou no sábado, 22 de novembro, com uma visita ao aterro sanitário da Resulima, em Paradela. Cerca de meia centena de participantes teve oportunidade de conhecer a operação de gestão de resíduos, a estação de triagem e a central de valorização orgânica.
Até 27 de novembro, várias escolas do concelho acolhem a peça de teatro "O grande prémio da sustentabilidade", que destaca o impacto da não separação dos resíduos e sensibiliza para a correta deposição dos equipamentos eletrónicos.
Em simultâneo, está em curso uma campanha especial de recolha de REEE. Os equipamentos podem ser entregues em seis Escolas Eletrão - Profitecla, ETG, Escola Secundária Alcaides Faria, Escola Secundária de Barcelos, EB 2,3 de Manhente e Escola Básica e Secundária de Viatodos - e também nos Bombeiros Voluntários de Viatodos (Quartel Eletrão), Leroy Merlin, Couto Vivo, Intensify World (Macieira de Rates) e no Parque de Viaturas da Câmara Municipal.
Todo o material recolhido será posteriormente encaminhado pela Associação Electrão, garantindo um tratamento ambientalmente responsável.
O Município de Barcelos reforça o apelo à participação de todos, sublinhando que cada entrega conta para reduzir o impacto ambiental e apoiar uma causa de reconhecido valor social.

