A Câmara de Barcelos vai solicitar à Assembleia Municipal a autorização para a contratação de um empréstimo de 25 milhões de euros para avançar com um conjunto de grandes investimentos em obras estruturais no concelho.
Corpo do artigo
Entre as empreitadas, está a construção da variante urbana poente, que servirá o novo Centro Hospitalar de Barcelos.
Estas verbas destinam-se, também, à execução da variante urbana nascente, a partir da rotunda das Andorinhas, e à repavimentação de cerca de 45 quilómetros de estradas municipais.
Do pacote de obras enunciadas pela Câmara, merecem também destaque a construção do Centro Operacional do Município, a construção das piscinas municipais nas freguesias de Galegos Santa Maria e de Viatodos e a elaboração do projeto de uma nova ponte urbana sobre o Rio Cávado.
O autarca de Barcelos refere que estes investimentos são o cumprimento de compromissos eleitorais sufragados pelos barcelenses, dando conta de que essas obras já estão inscritas nas grandes opções do Plano e Orçamento para 2025 e anos seguintes.
Mário Constantino Lopes sublinha que, com estes investimentos aliados aos do PPR e às empreitadas que estão a finalizar, tais como a ecovia, os passadiços junto ao Cávado, o fecho da circular urbana e o projeto Novos Caminhos – tem como objetivo terminar com os caminhos em terra em todo o concelho –, Barcelos terá uma década de desenvolvimento nunca visto na história.