
O projeto pretende concentrar num único edifício várias unidades funcionais da autarquia, atualmente dispersas
DR
A Câmara Municipal de Barcelos aprovou, em reunião do executivo, o estudo prévio para a construção do Centro Operacional de Barcelos (COB), a erguer na freguesia de Arcozelo.
Corpo do artigo
O projeto, orçado em 12 milhões de euros, pretende concentrar num único edifício várias unidades funcionais da autarquia, atualmente dispersas.
O futuro equipamento reunirá sete áreas municipais: Serviços Urbanos, Gestão e Manutenção de Frota; Armazéns e Economato; Conservação do Património; Jardins e Espaços Verdes; Cultura, Turismo, Juventude e Desporto; Polícia Municipal; Proteção Civil. A sua principal função será integrar todas as operações logísticas do Município, incluindo armazéns e arquivo.
O edifício, com dois pisos, será construído numa área de 35.373 metros quadrados, junto à rua da Ponte, em Arcozelo, e terá uma área bruta de construção de 14.887 metros quadrados. A localização beneficiará dos acessos à futura Variante Nascente, que ligará a rotunda do Andorinhas à antiga estrada nacional 306.
O COB vai concentrar cerca de 320 funcionários e 140 viaturas municipais, dispondo de parque de estacionamento ao ar livre e coberto com mais de 220 lugares, além de áreas operacionais e logísticas internas.

