O Município de Barcelos vai implementar, nos próximos meses, um circuito de interpretação das ruínas do Castelo de Faria, localizado no monte da Franqueira.
Corpo do artigo
A iniciativa faz parte de um plano de preservação e dinamização cultural daquele património histórico, que passou para a alçada da autarquia em março de 2022. O objetivo é que os visitantes fiquem a conhecer os diferentes momentos da ocupação histórica das ruínas do povoado da Idade do Ferro e do castelo medieval.
Desde que a tutela da estação arqueológica passou para a esfera do Município de Barcelos, a autarquia já promoveu trabalhos de controlo e remoção da vegetação arbórea infestante de grande porte e das árvores com patologia que colocavam em perigo a circulação de pessoas no local, estando em curso os trabalhos de manutenção e de gestão florestal dos quatro hectares da propriedade.
No passado fim de semana, a Câmara Municipal promoveu no local uma série de atividades inseridas no Dia Nacional dos Castelos, numa altura em que se assinalam os 650 anos do Feito dos Alcaides.
Assim, o Castelo de Faria virou um laboratório de animação medieval, com experiências para a comunidade escolar e para a população em geral, que aderiu com entusiasmo à iniciativa. Os participantes puderam sentir o pulsar quotidiano da vida no castelo, aferir como eram as quintas de animais, participar nas oficinas medievais e usufruir de visitas guiadas dinamizadas pelo gabinete de Arqueologia e Património Histórico do Município de Barcelos.