Marina do Freixo recebe cerimónia na terça-feira, às 15 horas. Projeto é do INESC TEC, MobyFly, grupo Catana e Corvus.
Corpo do artigo
É apresentado na terça-feira, na Marina do Freixo, no Porto, um barco elétrico para transporte de passageiros com zero emissões "e até 80% mais eficiente do que os atuais ferrys a gasóleo", anuncia o INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência). É a versão mais recente da embarcação a produzir em Portugal como uma linha de pré-série. A cerimónia começa às 15 horas.
Dois anos de parceria
A eficiência do veículo é garantida, explica o INESC TEC pela instalação de um dispositivo semelhante a uma asa na parte inferior do casco da embarcação. Dessa forma, reduz-se o "arrasto hidrodinâmico". A técnica é "resultado de quase dois anos de investigação e de uma parceria" entre a empresa suíça MobyFly, o INESC TEC, o grupo Catana e a Corvus.
O primeiro protótipo do modelo foi construído em 2022 e desenvolvido no âmbito do projeto FlyPass, financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega através do EEA Grants (mecanismo financeiro do espaço económico europeu). O valor ronda os 983 mil euros.
O investigador do INESC TEC, Bruno Ferreira, explica que a embarcação "utiliza um grupo motopropulsor elétrico aliado a tecnologia de gestão da energia, através de carregamento rápido das baterias e desenvolvimento de módulos de baterias exclusivos, para satisfazer todas as necessidades energéticas e operacionais do barco, em termos de velocidade e autonomia".
O objetivo agora é "produzir esta tecnologia a uma escala industrial, e disponibilizá-la aos principais operadores", acrescenta Ricardo Bencatel, cofundador da MobyFly. Em comunicado, o INESC TEC nota que o transporte marítimo é responsável por mais de 3% das emissões globais de dióxido de carbono.