A Câmara Municipal do Barreiro vai transformar uma zona ribeirinha abandonada próximo do centro da cidade numa praia de rio que será das maiores da Área Metropolitana de Lisboa. A zona chama-se Caldeira Grande, junto ao moinho da Alburrica, e é composta por uma estrutura abandonada com 77 mil metros quadrados que será limpa e alvo de obras para a colocação de areia em toda a extensão que servirá para a prática de atividades lúdicas ou desportivas.
Corpo do artigo
O projeto do município foi escolhido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para beneficiar do apoio de fundos comunitários, num investimento que ronda os dois milhões de euros.
De acordo com a autarquia barreirense, os reservatórios de água podem ser utilizados como um climatizador natural, para o combate a incêndios e no combate às alterações climáticas, já que a existência de estruturas desta natureza, próximas do centro da cidade, contribui para atenuar as ondas de calor.
O presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa, considera que o projeto insere-se na visão de ter "uma cidade cada vez mais verde, com mais qualidade de vida, preocupada com o ambiente e com a sustentabilidade". "É esse o caminho que começámos e vamos continuar a seguir com a recuperação deste espaço, que estava ao abandono e que agora vamos devolver aos barreirenses para que possam usufruir do rio", acrescenta.