A Base Permanente do Dispositivo de Salvamento Aquático na praia dos Pescadores, em Silvalde, é inaugurada hoje. A estrutura, financiada pela Câmara com um investimento de 300 mil euros, ficará sob a gestão dos Bombeiros do Concelho de Espinho.
Corpo do artigo
Localizada em pleno areal do Bairro dos Pescadores, junto aos apoios de pesca, a nova base funcionará como um quartel equipado com os meios humanos e materiais necessários para intervenção no mar. O dispositivo operará com diferentes graus de prontidão, conforme a época do ano e a necessidade de meios, podendo contar com até três operacionais. A estrutura estará equipada com duas motos de água, uma viatura todo-o-terreno e duas moto quatro.
O novo espaço também disporá de uma sala de formação, destinada a uma unidade local especializada em salvamento aquático. Este projeto resulta de um protocolo entre a Câmara Municipal de Espinho, a corporação local e a Escola Nacional de Bombeiros. “Este era um objetivo desejado há muito tempo. Ao longo dos últimos anos, este dispositivo diferenciador tem desenvolvido a sua atividade em condições precárias”, afirmou Pedro Louro, comandante dos Bombeiros de Espinho e da Proteção Civil Municipal. Com a base em pleno funcionamento, a equipa espera reduzir ainda mais os tempos de resposta a situações de socorro na costa do concelho.