Ricardo Cerqueira vai liderar a candidatura do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Vila Verde nas eleições autárquicas de 12 de outubro, depois de há quatro anos ter sido o candidato e único eleito do partido na corrida à Assembleia Municipal.
Corpo do artigo
Num comunicado divulgado este domingo, o partido refere que a "experiência política e cívica" de Ricardo Cerqueira "reflete um compromisso firme com a defesa dos trabalhadores e dos serviços públicos".
O candidato bloquista é professor no Conservatório de Música de Braga e músico. Sindicalista, foi dirigente do SPN e da FENPROF e atualmente integra o Conselho Nacional da CGTP-IN. É dirigente da Comissão Coordenadora Distrital de Braga do Bloco de Esquerda e, desde 2021, membro da Assembleia Municipal de Vila Verde.
No caso da eleição para o órgão deliberativo municipal, o BE escolheu agora como cabeça de lista Micaela Gomes, engenheira têxtil de profissão e igualmente membro da Comissão Coordenadora Distrital do BE, que é "uma voz ativa na luta por uma economia mais justa e pela igualdade de género".
Segundo o partido, estas candidaturas querem afirmar-se como "alternativa clara e determinada, assente na necessidade de construir um concelho mais justo, ecológico e solidário, onde ninguém fique para trás".
O município de Vila Verde é, desde 1997, governado pelo PSD e atualmente presidido por Júlia Fernandes, que está a cumprir o seu primeiro mandato na liderança do executivo e voltará a ser a candidata social-democrata. Estão também já confirmadas as candidaturas de Filipe Silva pelo PS, de Jorge Eiras pela Iniciativa Liberal, de Fernando Feitor pelo movimento independente Amor a Vila Verde, de Filipe Melo pelo Chega e de Sérgio Sales pela CDU.