Um menino de um ano e meio, filho de um casal francês com nove filhos, morreu esta sexta-feira, alegadamente por asfixia, no exterior da casa da família, no Lugar de Trás-Âncora, em S. Lourenço da Montaria, Viana do Castelo.
Corpo do artigo
Ao que o Jornal de Notícias apurou, as informações preliminares apontam para que se trate de uma morte acidental, resultante de "uma brincadeira entre irmãos". A Polícia Judiciária de Braga foi chamada ao local. O caso será comunicado à CPCJ.
Fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo confirma que recebeu um alerta, por volta das 19 horas, para uma ocorrência com uma criança do sexo masculino, com 18 meses, que se encontrava em paragem cardiorrespiratória. Quando chegou ao local verificou que esta apresentava "marcas de corda no pescoço, tudo indicando que tenha sido essa a causa da morte".
Foram prestados os primeiros socorros pelos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, mas o menino acabou por não resistir. O óbito foi declarado cerca das 20.10 horas pela equipa médica da VMER do Alto Minho. De acordo com a mesma fonte, a família francesa "reside há cerca de um ano em Portugal". Trata-se de um casal jovem que tem um estilo de vida "alternativo", cultivando os próprios alimentos que consome.
Segundo fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho, foram mobilizados para o local meios dos Bombeiros Sapadores e Voluntários de Viana do Castelo, VMER e unidade móvel de intervenção psicológica em emergência (UMIP) do INEM, GNR e Polícia Judiciária, num total de 11 operacionais com seis viaturas.