Uma bebé com um ano de idade morreu, esta terça-feira à tarde, dentro de um carro estacionado no campus da Faculdade de Ciências e Tecnologias, no Monte da Caparica, em Almada. O alerta foi dado às 15.30 horas e ao que foi possível apurar, foi o pai da menina que ligou ao 112, dando conta da bebé dentro da viatura.
Corpo do artigo
A bebé estaria dentro do carro desde manhã. O pai da menina, diretor de um departamento na Faculdade, ter-se-à esquecido da filha dentro da própria viatura antes de ir para o trabalho. Era costume a menina ser deixada numa creche da Faculdade pelo pai, mas ficou esquecida até ao momento em o pai saiu do trabalho e se dirigia para casa.
Uma aluna da Faculdade, que interveio perante a aflição do pai da bebé, tentou reanimar a criança. Esta aluna possui conhecimentos de primeiros socorros e esteve a efetuar manobras de reanimação até à chegada dos meios de socorro.
A mãe da menina, alertada pelo marido, já estava no local à chegada dos meios de socorro. Ainda assim, nada havia a fazer e o óbito foi declarado no local pela equipa da viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Hospital Garcia de Orta.
A Polícia Judiciária de Setúbal foi chamada a investigar o caso. Os pais ficaram em estado de choque e não falaram inicialmente às autoridades.
As primeiras diligências pela PJ no local apontam para um cenário de morte acidental. O Ministério Público abriu inquérito ao caso e ordenou que o corpo fosse transportado para o Instituto de Medicina Legal de Lisboa, para ser submetido a autópsia.