Os Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz ajudaram mais um bebé a nascer, na madrugada deste sábado, na vila de Maiorca. É pelo menos a terceira ocorrência do género, desde setembro.
Corpo do artigo
A menina, que se chama Ângela, nasceu num quarto, em casa, às duas horas, cinco minutos após a chegada dos bombeiros, que fizeram o parto sem apoio médico - esse chegou mais tarde, após solicitação dos elementos no local.
A corporação tinha sido alertada 20 minutos antes das duas horas, para a iminência do parto: uma mulher, de 28 anos, grávida de 39 semanas, do segundo filho, apresentava rutura de membranas e contrações de dois em dois minutos.
Ocorrências destas "têm sido relativamente frequente", confirmou uma fonte da corporação. Mas foi uma estreia para a bombeira Ana Carvalho, um dos membros da equipa, que, até à data, nunca tinha assistido a um parto.
"É um misto de sentimentos quase indescritível. Foi uma surpresa chegar lá e ver que aquilo ia mesmo acontecer. Foi extremamente rápido, e correu tudo bem", contou ao JN Ana Carvalho.
Mãe e criança foram depois transportadas para a Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra, numa ambulância dos Bombeiros, com acompanhamento da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital Distrital da Figueira da Foz.
Ambas se encontram bem de saúde.