Mulher com poucas hipóteses de ter filhos descobriu gravidez às 35 semanas de gestação.
Corpo do artigo
Lourenço nasceu a 20 de outubro e a mãe, Liliana Teixeira, 32 anos, acredita que deu à luz "um bebé-milagre". Com esperanças quase nulas de conseguir engravidar de forma natural devido a um problema de saúde, Liliana descobriu que estava à espera de um bebé às 35 semanas de gestação. "Em vez de uma gravidez de nove meses, estive grávida nove dias", conta a mulher, que é bombeira em Vidago, Chaves.
Ainda na adolescência, Liliana Teixeira recebeu o diagnóstico de síndrome do ovário poliquístico. "Os médicos puseram praticamente de lado a possibilidade de engravidar naturalmente. Disseram-me que poderia fazer tratamentos para engravidar e que, mesmo assim, ia ser muito difícil", explicou ao JN.
Descobriu que estava grávida a 11 de outubro, depois de sentir uma dor entre o cóccix e a virilha direita. "Fui ao médico de família, que pensou que poderia ter um quisto no ovário, e mandou-me fazer uma ecografia. Foi assim que descobri que estava grávida", conta. Ao fim de nove dias, Lourenço nasceu às 1.15 horas da madrugada.
Liliana garante que nunca sentiu "um único sintoma de gravidez". "Eu sei que as pessoas podem estranhar, mas não senti nada. O meu peso é exatamente o mesmo desde fevereiro e o peito não se alterou. Apenas houve uma pequena extensão da zona abdominal", afirma. Liliana presta apoio administrativo no quartel dos bombeiros de Vidago, mas faz também serviço operacional. "Durante estes meses, fiz a minha vida normal. Fiz urgências, empurrei macas e nunca tive dores", recorda.
Felicidade
A recém-mamã admite que ficou "em choque" por descobrir tão tarde que estava grávida, mas ao mesmo tempo assegura que está muito feliz. "Foi um misto de emoções. Gostava de ter podido passar pela experiência da gravidez, mas o importante é que agora tenho o meu filho comigo", sublinha.
Lourenço nasceu de parto natural, com 50 centímetros e 3,350 quilos. Apesar do pouco tempo, Liliana e o companheiro conseguiram, com a ajuda de amigos e da família, preparar tudo para a chegada do pequeno Lourenço. "Tal como na gravidez, é um bebé sossegado. Agora só come e dorme", brinca a mãe.