Consultas médicas, de enfermagem e exames “de rotina”, além de análises clínicas, ecografias e ecocardiogramas são alguns dos cuidados que os bebés prematuros de Santa Maria da Feira passarão a receber na habitação onde residem.
Corpo do artigo
Estes cuidados médicos domiciliários resultam de uma parceria entre a autarquia feirense e a Unidade Local de Saúde Entre Douro e Vouga.
Evitar as “arriscadas deslocações de recém-nascidos ao hospital”, apresenta-se como justificação para este programa que tem destinado um investimento superior a 75 mil euros até ao final de 2025 e que será articulado com a Rede Concelhia de Cuidados de Saúde Primários. Além do equipamento médico portátil, as equipas médicas dispõem de uma viatura elétrica para as deslocações e computadores para apoio às consultas domiciliárias.
“Com este atendimento feito à medida, os pais sentem-se mais tranquilos e seguros no ato de cuidar, em parceria com a equipa médica”, adianta a autarquia, precisando que o programa Cuidados Neonatais em Casa conta com consultas médicas e realização de exames no domicílio de bebés nascidos prematuros (abaixo das 35 semanas) e recém-nascidos em situação de risco social.
Dará resposta a problemas associados à prematuridade (problemas respiratórios, infeções, entre outros). “É um programa inovador no concelho de Santa Maria da Feira que contribui para a melhoria e humanização dos cuidados de saúde prestados a esta população tão frágil e vulnerável”.
A Câmara Municipal acrescenta que irá, ainda, contribuir para a “diminuição do stress e ansiedade provocados pelas deslocações ao hospital, deteção precoce de infeções e acompanhamento dos pais para promoção dos cuidados de saúde de recém-nascidos com prematuridade, segurança, vacinação, desenvolvimento infantil e vinculação parental”.
Desenvolvido pela Unidade Local de Saúde Entre Douro e Vouga (ULSEDV), em parceria com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o programa Cuidados Neonatais em Casa está enquadrado no Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas da AMP Sul através do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal.