Acrobacias aéreas, experiências e demonstrações de voo, de aeromodelismo e paramotor, ou passeios de balão de ar quente são alguns dos destaques do programa do Beiras Airshow que, durante três dias, de 16 a 18 de maio, vai animar os céus de Castelo Branco, tendo como palco o Aeródromo Municipal.
Corpo do artigo
Promovido pelo Município de Castelo Branco e pelo Aeroclube local, a aposta deste ano foi na diversidade de atividades, num programa pensado para vários públicos e para todas as idades, reforçando também a visibilidade do "cluster" aeronáutico que se está a consolidar no concelho.
“Vamos viver três dias com eventos para diferentes públicos. O primeiro será mais institucional, com foco nas empresas, nos representantes de marcas de aviões e de motores, para darmos mais visibilidade ao 'cluster' aeronáutico de Castelo Branco, que já saiu das fronteiras e já tem parceiros internacionais”, explica Amândio Nunes, diretor do Aeródromo. O dirigente reitera que esta estratégia também coloca o foco na zona industrial que a autarquia quer criar na área envolvente do aeródromo, onde espera que se instalem mais empresas ligadas ao setor da aeronáutica, juntando-se, entre outras, à Dassault Aviation, Lusofly Academy ou à TRMK Aeronautics.
Paralelamente, também haverá conversas curtas e outras palestras temáticas, havendo ainda no recinto expositores de equipamentos, tasquinhas e eventos temáticos como a Rota do Queijo e a Rota do Bordado. Mas uma das novidades deste ano, em que o evento se apresenta com o tema “Castelo Branco bordado nos céus”, é a integração no programa do desfile Moda Castelo Branco, na sexta-feira.
“Esta edição procurou alargar o espetro das atividades, não só de aviação, mas outras, para acrescentar valor e novas dinâmicas, integrando aqui o estatuto que Castelo Branco tem de Cidade Criativa da Unesco. Neste sentido, foi convidado a juntar-se a este evento o Instituto Politécnico de Castelo Branco, através da Escola Superior de Artes Aplicadas, para transferir o evento Moda Castelo Branco para o programa e realizá-lo no aeródromo, com entrada livre”, avança Amândio Nunes.
E se o sábado é o dia forte da aviação, com batismos de voo e espetáculos de acrobacias, terminando o dia com uma sessão de cinema ao ar livre, com a exibição do filme “Top Gun: Maverik” o domingo tem um cunho mais familiar. Outra das novidades desde ano é a celebração de uma missa campal em honra da padroeira universal da aviação, Nossa Senhora do Loreto, cuja imagem viaja de Alcafozes, no concelho de Idanha-a-Nova, onde tem a sua ermida, até ao Aeródromo Municipal de Castelo Branco.
Além da Força Aérea, no campo da aviação, estão confirmadas várias presenças de peso como os pilotos Mikael Brageot, Castor Fantoba, Pedro Cunha Pereira, Camilo Benito, Ainhoa Sánchez Wingwalker, Heiner Wehberg e Unlimited Aerobatics, Jorge Loureiro, Luca Bertossio, Manuel Fernández e Unlimited Aerobatics, Mélanie Astles e Fly-Inn Beiras, Fly Time. Confirmada está também a presença dos Yakstars, Aero Fenix – T6 Harvard ou Citabria, O evento contará ainda com iniciativas do Vintage Aeroclube, que será responsável pela organização de um encontro de aviões clássicos.
O diretor do aeródromo reitera que, “com este programa, o Beiras Airshow reforça o seu compromisso em oferecer um evento inovador e culturalmente enriquecedor, onde a aviação é celebrada não apenas como espetáculo, mas também como parte da identidade e história da região”.
Durante os três dias do evento, haverá um transporte especial que faz a ligação entre a cidade de Castelo Branco e o Aeródromo Municipal.