Beja coloca duas casas de banho com desinfeção automática, após atos de vandalismo
O Município de Beja instalou duas casas de banho autolaváveis no Largo dos Duques, no Centro Histórico do concelho, e no Jardim Público da cidade. Um investimento de 98 mil euros pensado para residentes e visitantes. O custo é de 50 cêntimos por cada período de 15 minutos de utilização, seguindo-se a desinfeção automática.
Corpo do artigo
Há muito que a Câmara de Beja estudava uma solução para conter o constante vandalismo que danificou as quatro instalações públicas que disponibilizava sem custos. Durante meses, esses equipamentos foram alvo de atos de destruição e de furto de louça sanitária, o que levou a que tivessem de ser encerradas. Das quatro instalações públicas, só as casas de banho, instaladas frente ao castelo de Beja, ainda estão em funcionamento.
O presidente da Câmara pretende colocar quatro casas de banho auto-laváveis pela cidade, embora possa ser ajustada a sua localização, de acordo com os níveis de utilização do equipamento. O custo de 50 cêntimos por cada utilização "não é para ter qualquer lucro. Os 50 cêntimos são um valor residual face aos materiais de higiene que o Município coloca em cada instalação. O único objetivo é servir os munícipes e os visitantes com mais e melhores condições de higiene".
O autarca concretizou que os equipamentos foram adquiridos "a título permanente e este ou outro Executivo pode alterar a sua localização na cidade ou em alguma freguesia do concelho". Entre os munícipes, as opiniões divergem, existindo aqueles que defendem a utilização gratuita das instalações, mas há outros que são defensores do princípio do utilizador/pagador por ser "mais higiénico e seguro".