Nem o muito frio que se fazia sentir contrariou o espírito de muitas centenas de bejenses e visitantes que acorreram, na tarde desta sexta-feira, às Portas de Mértola para degustar uma fatia do bolo-rei com 50 metros, que marca em Beja as celebrações do Dia de Reis.
Corpo do artigo
A principal artéria pedonal da cidade recebeu o bolo-rei feito pela Luís da Rocha, uma icónica e centenária pastelaria bejense, que, com o Município, homenageiam o Castelo de Beja e a sua Torre de Menagem, um imponente monumento do alto dos seus 40 metros.
Esta é quarta edição do bolo-rei gigante e está englobada no programa “É Natal em Beja”. Espera-se que 1.500 pessoas possam degustar o bolo. Ao JN, o presidente da Câmara de Beja explicou que o objetivo não é "querer bater qualquer recorde, mas a rematar um programa natalício que foi um sucesso", acrescentando Paulo Arsénio que “que este é um produto de excelência feito pelos profissionais do Luís da Rocha e um ex-libris da cidade”.
“Para nós, é um orgulhoso podermos proporcionar às pessoas uma fatia de orgulho do muito que esta empresa representa para a cidade e o concelho”, disse António Leandro, responsável da Cooperativa Trabalhadores Unidos, a proprietária da pastelaria que em maio celebra 131 anos.
Na confeção do bolo-rei gigante com 50 metros, foram utilizados 52 quilos de farinha, 12 quilos de açúcar, 12 quilos de manteiga, 38 quilos de fruta em calda, 160 ovos, oito quilos de levedura (fermento), sete litros de leite, seis garrafas de vinho do Porto e seis quilos de frutos secos (pinhão, nozes, passas de uva, sultanas e caju).