Bens da fábrica Cablerías em Valença à venda por meio milhão. Dívidas ascendem aos sete milhões
Os bens da fábrica da Cablerías Manufacturing, que se dedicava a cablagens e sistemas de distribuição elétrica e eletrónica para o setor automóvel, e que encerrou no início do ano em Valença, estão à venda por mais de meio milhão de euros. Declarada insolvente em janeiro, a empresa acumulou dívidas de sete milhões.
Corpo do artigo
Em causa estão equipamentos de produção, logística e apoio à indústria.
A unidade entrou em insolvência no final de 2024 e deixou no desemprego cerca de 250 trabalhadores. Encerrou a laboração depois de alguns clientes terem comprado matéria-prima e feito acordos com empresas de trabalho temporário para verem satisfeitas as suas próprias encomendas.
De acordo com um comunicado divulgado esta sexta-feira pela leiloeira, que está com o processo, o leilão eletrónico para a venda dos ativos, no âmbito do respetivo processo de insolvência, foi iniciado esta sexta-feira, dia 30 de maio. A empresa portuguesa, especializada no desenvolvimento, produção e comercialização de cablagens e sistemas de distribuição elétrica e eletrónica para o setor automóvel, está a receber licitações até 18 de junho de 2025.
“Em venda estão 100 lotes de equipamentos, que podem ser adquiridos lote a lote ou através da combinação de venda para a totalidade dos bens, que está avaliada em 519.525,00 euros (valor base de venda)”, informa, indicando que “os interessados podem licitar a partir de 355 mil euros, valor de abertura, que inicia as licitações”.
À venda estão máquinas industriais, incluindo de corte e cravação, equipamentos de apoio à indústria (entre eles dinamómetros, micrómetros, prensas, tunéis retráteis, câmaras climáticas, de nevoeiro salgado, de combustão e de esterilização) e de logística (módulos de estante industriais, porta paletes e empilhador).
Estão ainda a ser leiloados “um lote de stock, avaliado em 60 mil euros, que é composto por cerca de 618 mil unidades de conectores, terminais, fixadores e outros componentes, bem como cerca de 10 mil metros de tubos”, e “bens de mobiliário, equipamentos de escritório e um veículo ligeiro de mercadorias”.
A Cablerías Manufacturing, empresa portuguesa do grupo espanhol Cablerías Group, abriu em 2009, na zona Industrial de Grandra, em Valença, onde se localizava o centro de produção nacional.
Produzia componentes para grandes marcas automóveis, como Mercedes-Benz, Porsche, BMW, Audi, Volvo, Ford, Volkswagen, Opel, Renault, Citroën, entre outras.
A assembleia de credores aprovou, em 21 de janeiro, a liquidação da fábrica, declarada insolvente, com uma dívida de cerca de sete milhões de euros.