Bernardino Pereira tem 71 anos de idade e é presidente de junta desde 1979, sempre eleito pelo PSD. Venceu 12 atos eleitorais.
Corpo do artigo
Em 2013, escapou à lei da limitação de mandatos, porque a Junta de Freguesia do Romeu, no concelho de Mirandela, agregou-se a Avantos e formaram uma nova União de Freguesias. Em outubro, depois de meio século como autarca, já não constará do boletim de voto.
Por ter cumprido três mandatos consecutivos à frente da União de Freguesias de Avantos e Romeu, com cerca de 400 eleitores, já não poderá recandidatar-se às próximas eleições autárquicas. “Estou com pena de não poder ficar mais quatro anos, porque gostaria de completar mais um mandato para chegar aos 50 anos de presidente. Ainda me sinto com forças e com capacidade”, confidencia Bernardino Pereira, garantindo que não está agarrado ao poder. “Simplesmente, não me agradam os candidatos que foram aparecendo”.
Andou num poço 16 dias
O empreiteiro e responsável por uma empresa de segurança recorda os primeiros tempos na junta, quando tinha apenas 24 anos. “Na altura, diziam que tinha sido eleito um garoto. Acabaram por se enganar, porque, na nossa aldeia, era tudo em terra, não havia água nem saneamento e, neste momento, temos praticamente tudo. Até já andamos a pavimentar os caminhos para as hortas”, conta ao JN.
Bernardino recorda o trabalho árduo para levar água canalizada à freguesia. “Tive de utilizar as minhas máquinas e socorrer-me da ajuda do povo. Foi mesmo a obra que me deu mais gozo. Andei num poço, seis a oito horas diárias durante 16 dias, a fazer rebentamentos com explosivos”. Na altura, o presidente da Junta “tinha alguma autoridade na freguesia. Hoje, ninguém passa cartão”.
O “dinossauro” das juntas garante que sempre tentou dar o seu melhor e não tem dúvidas da importância que as freguesias ainda possuem no relacionamento de proximidade com uma população cada vez mais envelhecida. Bernardino Pereira vai deixar a autarquia, mas não abandona a política autárquica, integrando a lista da coligação AD à Assembleia Municipal de Mirandela. “Pelo menos, vou vendo os amigos de longa data”.