Empreitada arranca em setembro e custa mais de 250 mil euros. Algumas valências transferidas para o Mosteiro.
Corpo do artigo
Até junho do próximo ano, a Biblioteca Municipal de Arouca permanecerá encerrada para obras de requalificação. Além da melhoria dos espaços interiores, também será substituído o revestimento da cobertura e vãos do edifício. A empreitada, orçada em mais de 250 mil euros, arranca em setembro, mas entretanto algumas valências do espaço já foram transferidas para o Mosteiro de Arouca, a poucos metros de distância. Lá ficarão até à reabertura.
A obra está consignada à empresa Mário Ferreira Pinto e Filhos, Lda., também do concelho de Arouca. Terá um prazo de execução de nove meses para realizar os trabalhos, incluindo o arranjo de paredes interiores e exteriores, a aplicação de lambrins em granito e a construção de um novo espaço para a sua coleção.
“A Biblioteca Municipal de Arouca encontra-se instalada num edifício histórico que apresenta um conjunto de patologias que importa resolver para se conferir maior dignidade ao imóvel”, adiantou à Lusa a autarca de Arouca, Margarida Belém.
Edifício histórico
Construído no “século XVI ou mesmo XV”, o edifício começou por ser uma dependência do Mosteiro onde se hospedavam os padres que aí exerciam funções, bem como outros visitantes.
O imóvel acolheu mais tarde o Hospital da Misericórdia de Arouca, onde funcionou até meados do século passado, e igualmene o Centro Paroquial de Promoção Social Rainha Santa Mafalda, acomodando crianças desfavorecidas nas décadas de 1960 e 1970.
A intervenção prevê “melhorias em espaços interiores diversos” e possibilitará “alargar o espaço para disponibilização do fundo bibliográfico”, realça a autarca socialista.
Entre os serviços prestados atualmente pela biblioteca, que integra a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, estão também quatro programas itinerantes para fomento da leitura: o Bibliomóvel, a Bibliomala, a Bebeteca e a Hora do Conto