A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em Famalicão, e os seus polos vão retomar a atividade de forma "faseada e condicionada".
Corpo do artigo
Até 15 de maio, podem ser devolvidos os livros que estão em empréstimos domiciliários e estima-se que, a partir do dia 18, já seja possível iniciar os empréstimos mediante reserva antecipada. A abertura da sala para consulta presencial de documentos está prevista para o dia 1 de junho.
Em nota enviada à imprensa, a Câmara de Famalicão nota que a devolução dos documentos em empréstimo será feita "ao postigo" à porta da biblioteca e seus polos. Os livros entregues serão higienizados e vão ficar inutilizáveis durante um período. Entretanto, os leitores podem reservar, por telefone, os documentos que pretendam requisitar para que, a partir de 18 de maio, possam ser levantados.
Quando a biblioteca e polos reabrirem ao público, terão acesso condicionada à lotação adequada, estando previsto o distanciamento entre pessoas e a utilização obrigatória de máscaras. A permanência no interior da biblioteca será por "tempo determinado e estritamente necessário".
Apesar de encerrados, os polos e bibliotecas têm assegurado os serviços de atendimento telefónico e eletrónico, e disponibilizaram atividades online, avança a nota de imprensa.