Serão cerca de 100 os participantes na "Subida d'Alegria", uma prova de bicicleta em contrarrelógio que se realiza neste sábado, entre as 10 e as 12 horas, na zona das Fontainhas, no Porto, obrigando a cortar e a condicionar a circulação automóvel em várias ruas, no Bonfim.
Corpo do artigo
A organização é do clube Praça da Alegria Futebol e a Câmara do Porto apoia, através da empresa municipal Ágora. A competição terá a partida na Alameda das Fontaínhas e a meta na Praça da Alegria. "Com caráter competitivo amador, a prova está inscrita no calendário regional e será supervisionada pela Associação de Ciclismo do Porto", refere a autarquia.
No ano passado, na primeira edição da Subida d" Alegria, participaram cerca de 70 ciclistas. A organização espera chegar aos 100 nesta segunda edição da prova.
"Desde 2021 que o clube Praça da Alegria Futebol realiza atividades de aprendizagem de condução de bicicletas para crianças e adultos, no sentido de promover este meio de transporte como uma alternativa sustentável de mobilidade urbana, aliado a prática de exercício físico ao ar livre", pormenoriza a Câmara do Porto.
Devido à competição, "e de modo a garantir condições de segurança à mobilidade de pessoas e veículos, haverá alguns condicionamentos de trânsito e de estacionamento, conforme sinalização a estabelecer nos locais".
Assim, no sábado, entre as 10 e as 14 horas, o trânsito estará cortado na Alameda das Fontainhas (a nascente da Ponte do Infante), na Praça da Alegria e na Rua de S. Victor (entre o arruamento poente e o arruamento nascente da Praça da Alegria). No mesmo período, a circulação estará vedada, exceto a cargas, descargas e acesso a garagens na Rua de Gomes Freire, na Rua de S. Victor (entre a Avenida de Rodrigues de Freitas e a Praça da Alegria, e entre a Praça da Alegria e o Largo do Padre Baltazar Guedes), no Largo do Camarão, na Rua da Senhora das Dores, na Rua de S. Dionísio, na Rua dos Manjericos e na Rua de Joaquim António de Aguiar (entre a Praça da Alegria e a Rua do Barão de S. Cosme/Rua do Duque de Palmela).
"Todos os condicionamentos serão assegurados pela Polícia", sublinha a Câmara.