
Partida será na Alameda das Fontainhas
Rui Oliveira
Serão cerca de 100 os participantes na "Subida d'Alegria", uma prova de bicicleta em contrarrelógio que se realiza neste sábado, entre as 10 e as 12 horas, na zona das Fontainhas, no Porto, obrigando a cortar e a condicionar a circulação automóvel em várias ruas, no Bonfim.
A organização é do clube Praça da Alegria Futebol e a Câmara do Porto apoia, através da empresa municipal Ágora. A competição terá a partida na Alameda das Fontaínhas e a meta na Praça da Alegria. "Com caráter competitivo amador, a prova está inscrita no calendário regional e será supervisionada pela Associação de Ciclismo do Porto", refere a autarquia.
No ano passado, na primeira edição da Subida d" Alegria, participaram cerca de 70 ciclistas. A organização espera chegar aos 100 nesta segunda edição da prova.
"Desde 2021 que o clube Praça da Alegria Futebol realiza atividades de aprendizagem de condução de bicicletas para crianças e adultos, no sentido de promover este meio de transporte como uma alternativa sustentável de mobilidade urbana, aliado a prática de exercício físico ao ar livre", pormenoriza a Câmara do Porto.
Devido à competição, "e de modo a garantir condições de segurança à mobilidade de pessoas e veículos, haverá alguns condicionamentos de trânsito e de estacionamento, conforme sinalização a estabelecer nos locais".
Assim, no sábado, entre as 10 e as 14 horas, o trânsito estará cortado na Alameda das Fontainhas (a nascente da Ponte do Infante), na Praça da Alegria e na Rua de S. Victor (entre o arruamento poente e o arruamento nascente da Praça da Alegria). No mesmo período, a circulação estará vedada, exceto a cargas, descargas e acesso a garagens na Rua de Gomes Freire, na Rua de S. Victor (entre a Avenida de Rodrigues de Freitas e a Praça da Alegria, e entre a Praça da Alegria e o Largo do Padre Baltazar Guedes), no Largo do Camarão, na Rua da Senhora das Dores, na Rua de S. Dionísio, na Rua dos Manjericos e na Rua de Joaquim António de Aguiar (entre a Praça da Alegria e a Rua do Barão de S. Cosme/Rua do Duque de Palmela).
"Todos os condicionamentos serão assegurados pela Polícia", sublinha a Câmara.

