A primeira concessionária de velocípedes partilhados, a Bird, começou a operar no início deste mês em Guimarães, com 400 veículos. A Bolt, que também obteve luz verde do Município, deve chegar em breve. Após as primeiras semanas, o sistema recolhe elogios, mas também algumas críticas, nomeadamente o preço e a forma desorganizada do estacionamento dos veículos.
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A Bird começou a operar, em Guimarães, no dia 4 de agosto, com 200 bicicletas e outras tantas trotinetas. Os veículos, todos eles elétricos, estão disponíveis em 70 pontos, distribuídos pelo concelho. Tratando-se do município português com mais vilas (nove), a extensão do serviço, logo no arranque, às zonas periféricas do concelho, é vista por muitos como positiva, mas não está livre de polémica.
"As trotinetas começaram a aparecer na vila e eu não sabia de nada, não fui informado antecipadamente sobre a utilização do espaço público", queixa-se o presidente da Junta de Freguesia de São Torcato, Alberto Martins.
Juntas de Freguesia não foram avisadas do arranque do serviço
"Nós somos favoráveis a estes novos sistemas de mobilidade suave, mas penso que devíamos ter sido consultados, nomeadamente sobre os pontos de colocação", acrescenta.
Questionadas pelos fregueses sobre "o que eram aquelas trotinetas azuis", as juntas de freguesia das vilas de São Torcato (PSD/CDS) e Caldas da Taipas (PS) publicaram comunicados nas redes sociais em que deixam claro que são alheias à colocação dos equipamentos.
Entretanto, a Câmara Municipal, seis dias depois da Bird estar a operar, enviou um email com esclarecimentos para as juntas. "Já é qualquer coisa", admite Alberto Martins, embora ressalve que as juntas deviam ter sido "consultadas sobre os pontos de colocação".
Trotineta dentro de um chafariz
O autarca conta também que já encontrou uma trotinete dentro do chafariz. "Só não foi mais grave porque, para poupar, devido à seca, tínhamos a água cortada.", destaca
Para o presidente da Câmara, Domingos Bragança, em Guimarães a mobilidade está "a fazer caminho," E cita como exemplo as ciclovias que já existem. "Ainda que estas estejam a ser usadas sobretudo para lazer, criam hábitos que facilmente se transportam para o dia a dia das pessoas.", observa.
Ao mesmo tempo que foi lançado o serviço da Bird, a Câmara apresentou duas estruturas de estacionamento de bicicletas, uma na estação ferroviária e outra no terminal de autocarros. São coberturas com capacidade para 10 bicicletas, com pequenos cacifos para guardar material (como capacete, óculos e luvas) e pontos de eletricidade para carregar velocípedes elétricos.
No primeiro dia, foi vê-las em cima de passeios. Onde vão agora andar os peões?
A arrumação dos veículos de partilha é um dos temas, a par com o preço e o cumprimento das regras de trânsito que preocupa os vimaranenses. "No primeiro dia, foi vê-las em cima de passeios. Onde vão agora andar os peões?" - Questiona Helena Machado.
Vítor Silva, comissário da PSP de Guimarães, deixa claro que bicicletas e trotinetas têm que andar na estrada e cumprir o código, "nomeadamente o uso de capacete e a não utilização de telemóvel durante a condução". O oficial da polícia deixa um aviso: "Brevemente vamos começar a fiscalizar em força".