Bienal da Pedra junta 60 empresas de extração de granito na margem do Tâmega
A Bienal da Pedra, evento de promoção do setor da extração, transformação e comercialização do granito, começa esta sexta-feira e prolonga-se até domingo no Parque de Lazer de Alpendorada, junto à barragem do Torrão, no rio Tâmega, no concelho do Marco de Canaveses. Participam cerca de 60 empresas.
Corpo do artigo
Para atrair novos públicos e aumentar a visibilidade de forma a que possa atrair mais negócios e oportunidades para as empresas do setor, a autarquia do Marco, entidade organizadora da bienal, apostou na “clássica” receita da realização de concertos, com dois nomes muito conhecidos: Matias Damásio e Quim Barreiros. A estes, juntam-se ainda o grupo local de música popular Toka & Dança.
Os dados mais recentes, referentes a 2022, demonstram que o setor da extração e transformação do granito no Marco de Canaveses tem 56 empresas e 1107 trabalhadores, representando um volume de negócios de 90 milhões de euros, dos quais 51 milhões (57%) dizem respeito a exportações. O maior mercado é o europeu, seguindo-se o asiático e o americano. O granito proveniente de Marco de Canaveses está presente em obras internacionais, como o Olimpic Way, próximo do estádio de Wembley, em Londres.
Todos estes fatores fazem com que a Câmara Municipal continue "a trabalhar ao lado das empresas para valorizar e robustecer cada vez o setor", sendo a Bienal da Pedra "mais uma dessas estratégias”, sublinhou a Presidente da Câmara, Cristina Vieira, na apresentação da bienal.