BioBlitz, no Parque de Serralves, no Porto, permite aos alunos aprenderem de maneira alternativa.
Corpo do artigo
É através do contacto direto com a natureza que milhares de crianças de todo o país são sensibilizadas para a importância da Ciência, no BioBlitz, um evento dedicado à biodiversidade que decorre no Parque de Serralves até ao dia 6.
Durante esta semana, o ambiente sonoro que domina o dia a dia do parque tem sido substituído pela alegria e a euforia dos pequenos "investigadores", que têm a oportunidade de uma aprendizagem diferente. Em vez das habituais regras da sala de aula, puderam aprender ao ar livre, através de atividades e jogos didáticos.
E se as brincadeiras são o grande catalisador da diversão dos pequenos, fica claro que as lições também estão a ser aprendidas. "Aprendi várias coisas sobre aves e estou a aprender sobre anfíbios, que conseguem viver dentro e fora de água. Aqui é mais divertido do que na sala de aula", explicou Samuel Silva, de nove anos, que estuda em Vila do Conde.
Professores aprovam
Mas nem só as crianças ficam impressionadas com o BioBlitz. Os professores aproveitam para lecionar de modo diferente. "É mais fácil ensinar aqui do que com um projetor". Quem o diz é Flávia Rocha, da escola de Montezelo, confessando ainda que o entusiasmo é tanto que, mesmo os alunos que costumam chegar atrasados, cumpriram os horários para apanhar o autocarro em direção a Serralves.
O próprio contacto com a natureza é fundamental para explicar coisas que só através dos livros ou dos computadores é difícil de ensinar aos mais pequenos.
"Estes meninos vivem, cada vez mais, no centro das cidades e este contacto é muito importante. Há coisas banais que os impressionam muito. Um dos meus alunos perguntou-me "professora, os cedros têm cheiro?". São pormenores que demonstram bem a importância destas iniciativas", contou Teresa Marinho, que leciona na Escola Gonçalo Mendes da Maia, na Maia.
Pormenores
Famílias
Se, até hoje, o BioBlitz é direcionado para as escolas, do primeiro ciclo ao ensino profissional, no fim de semana o público-alvo serão as famílias, com inúmeras atividades direcionadas também para os adultos.
Teatro e música
Além de palestras, haverá concertos e peças de teatro. Para consultar a programação, basta aceder ao site da iniciativa.