Biscoitos para acalmar cães e gatos dão prémio a aluna do Politécnico de Viana

Catarina Rocha, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC)
DR
Uma aluna do curso de Enfermagem Veterinária da Escola Superior Agrária (ESA) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), venceu a edição deste ano do concurso regional Poliempreende, com o projeto de um biscoito calmante para animais domésticos.
Corpo do artigo
Catarina Rocha apresentou o DELICALM, que tem na sua composição duas plantas: a camomila e raiz de valeriana. Trata-se de um biscoito calmante natural para cães e gatos, e, de acordo com a estudante, pode vir a colmatar uma lacuna no mercado.
"Este produto surgiu para criar uma alternativa às substâncias medicamentosas, de forma a não causar habituação ao animal nem ser tóxica. O stress nos animais pode ser causado por diversos fatores, por vezes difíceis de contrariar, mas que são a causa de muitas doenças. O objetivo desta marca é utilizar biscoitos funcionais de modo a trazer bem-estar aos animais e consequentemente aos seus tutores", explica Catarina Rocha, referindo que o produto "já foi testado em animais e obteve resultados muito positivos".
O concurso Poliempreende, atividade da rede de instituições de ensino superior, decorreu, este ano, em formato on-line, devido à pandemia.
O primeiro prémio tem um valor monetário de dois mil euros, e, tal como o segundo e o tgerceiro, pode benefeciar ainda de um Prémio Complementar Regional, nomeadamente para incubação de empresas.
