O Bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, lançou uma campanha de recolha de fundos para ajudar as vítimas da guerra em Israel e Gaza, respondendo a um apelo do Cardeal de Jerusalém, Pierbattista Pizaballa.
Corpo do artigo
Numa carta enviada a D. Américo Aguiar, a igreja de Jerusalém pede ajuda com urgência "não só para a nossa paróquia, mas para todos a quem podemos chegar, particularmente crianças e a parte mais vulnerável da população".
Pierbattista Pizaballa explica que o patriarcado de Jerusalém já está a distribuir comida em Gaza, "alimentando entre cinco mil e dez mil pessoas por mês".
Em parceria com a Ordem de Malta, a igreja de Jerusalém está também a enviar para aquele território kits de primeiros-socorros e medicamentos. Além disso, propõem-se reconstruir escolas destruídas pela guerra "para que as crianças comecem este ano letivo".
Numa mensagem aos católicos, D. Américo Aguiar solicita "um esforço suplementar de partilha para urgente alimentação, cuidados de saúde e educação das todas as vítimas da guerra", acrescentando que quem quiser contribuir o pode fazer através da transferência de uma conta da CGD cujo IBAN é PT50003507740069853093022.
A campanha de fundos, agora iniciada, decorre até ao final do mês.