O bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador, divulgou esta segunda-feira uma mensagem de condolências às famílias dos quatro jovens que perderam a vida num brutal acidente em Melgaço, bem como votos de recuperação das duas sobreviventes.
Corpo do artigo
"Diante desta morte, penso muito naquilo que Dostoiévski escreveu, quando evocou que 'a morte de um jovem dá vontade de devolver ao universo o meu bilhete de entrada' no mundo", escreveu o pontífice na sua declaração pública de pesar.
D. João Lavrador refere a coincidência de ter vivido nos últimos dias o primeiro acampamento juvenil diocesano, JUBIGO, que reuniu cerca de uma centena de jovens de vários pontos da região.
"Foi, por isso, com enorme mágoa e tristeza que, no último dia do JUBIGO, nos chegou a notícia da morte trágica de quatro jovens, entre os 18 e os 19 anos, num acidente em Melgaço", declara o bispo, acrescentando que, "neste contexto de enorme sofrimento, a nossa primeira palavra não pode deixar de ser de proximidade e carinho para com as famílias, amigos e paróquias deste jovens, num momento de dor tão profunda, como violenta".
"Durante o últimos dias, durante o JUBIGO, disse aos jovens que Deus os chama pelo nome, e que Ele tem grandes sonhos para cada um deles. A morte do Cláudio, da Rita, da Sara e do Gabriel parece quebrar esse grande oceano de promessas que Deus nos faz, e faz-nos sentir perdidos no meio das águas", refere o pontífice.
Além de condolências às famílias das vítimas mortais, D. João Lavrador acrescenta ainda "uma palavra para a Inês e a Paula, e suas respetivas famílias e amigos", a quem deseja os "mais sinceros votos de recuperação".