<p>O porta-voz do Bloco de Esquerda (BE) de Vizela, José Manuel Faria, e outros 53 militantes resignaram à candidatura autárquica em Vizela, em ruptura com a estrutura do partido. A apresentação das listas esteve convocada para o último sábado, mas à última hora foi cancelada devido a um desentendimento entre o responsável da concelhia e elementos da distrital e nacional do partido.</p>
Corpo do artigo
"À hora da apresentação chegaram lá e disseram que a lista não podia ser apresentada, porque teria que sofrer alterações, exigindo que o 2º lugar da lista à Câmara, ocupado por Sandra Silva, fosse substituído por um militante [João Paulo Monteiro] que tinha sido candidato em 2005, e que não fez trabalho nenhum", acusou José Manuel Faria. Perante o desacordo, Sandra Silva prescindiu a favor de João Paulo Monteiro e resignou à candidatura. Em solidariedade, outros militantes e apoiantes emitiram um abaixo-assinado onde declaram resignar aos lugares que ocupavam nas listas à Câmara, Assembleia Municipal e a cinco freguesias.
"Sem o conhecimento dos principais obreiros da candidatura, Manuel Pereira (independente), Duarte Ribeiro (mandatário), João Paulo Monteiro e Custódio Braga (distrital), congeminaram um complot no sentido de propor alterações ao ordenamento da lista à Câmara, depois de aceite por Manuel Pereira e pela concelhia, para além de estarem a elaborar uma lista à Assembleia de Freguesia de S. Paio sem o conhecimento da concelhia", lê-se no abaixo-assinado.
"Foi um golpe palaciano", acusou José Manuel Faria, esclarecendo que não pretende desvincular-se do BE, atendendo a que "não se trata de uma divergência ideológica, mas de falta de seriedade que algumas pessoas impuseram neste processo".
Contactado pelo JN, Pedro Soares, coordenador autárquico, afirmou não ter sido informado da renúncia daqueles 54 elementos, mantendo expectativa de apresentar candidatura do BE aos órgãos autárquicos do município.
"A apresentação das listas seria antecedida de uma reunião entre pessoas do Bloco para aferir os nomes que integrariam as listas, e essa foi inconclusiva. Nessa ocasião foi marcado um plenário para quinta-feira para tomar decisões", disse.