Livro dos recordes retirou-lhe o título do mais velho do Mundo.
Corpo do artigo
Será o tribunal a decidir se o cão Bobi vai ou não continuar inscrito no Guinness World Records como sendo o mais velho do Mundo. O animal estava registado no Livro de Recordes como tendo 31 anos de idade, mas, em fevereiro, alegando dúvidas, a organização retirou o título ao cão português.
Leonel Costa, dono do animal, afirmou à TVI que enviou provas de que Bobi era o cão mais antigo, mas não obteve resposta. Perante a falta de contacto, a família vai avançar judicialmente contra a publicação para recuperar o título de mais velho do Mundo. O cão, que nasceu na aldeia de Conqueiros, Leiria, morreu em outubro de 2023, alegadamente, com 31 anos. "A idade do Bobi confirma-se e ele faria, dentro de dias, 32 anos. Foram feitos exames à saliva e ao sangue e são muito claros. A bióloga e o laboratório que realizaram esta situação comprovam que o Bobi, à data destes exames, tinha 31 anos", afirmou Leonel Costa.
Estas informações foram transmitidas aos responsáveis pelo Livro dos Recordes mas sem sucesso. "O primeiro ponto será a reposição dos títulos do Bobi", afirmou Leonel, que pretende ainda que o Guinness altere a raça do cão, pois lembra que se trata de um rafeiro puro e não de um rafeiro alentejano.