A boleima, um doce ex-líbris de Castelo de Vide, feito com açúcar amarelo, maçã e canela foi, este sábado, a grande atração das festividades da Páscoa na "Sintra do Alentejo".
Corpo do artigo
Numa tenda instalada na Praça D. Pedro V, após a Bênção dos Cordeiros, 40 metros de boleima feita por IPSS's, entre elas a Santa Casa da Misericórdia e a Academia Sénior, pastelarias, empresários da restauração e particulares, foram dadas a provar aos muitos visitantes e moradores da vila.
"A ideia surgiu da intenção de dinamizar o comércio local. O GADEC (gabinete de apoio, desenvolvimento e candidaturas) teve essa missão, e não há nada como juntar inútil ao agradável. Dinamizamos o comércio local e damos a mostrar aos turistas que nos visitam e não só, um dos ex-libris da doçaria de Castelo de Vide" disse ao JN a vereadora do município.
Helena Esteves, justificou que "juntamos todas as pastelarias e padarias do concelho para fazer uma mega boleima onde depois todas as pessoas que nos visitam a possam provar", rematou.
Quem se juntou à iniciativa foi Castro Almeida, ministro da Coesão Territorial, cabeça de lista da AD nas Eleições Legislativas, que visitou Castelo de Vide a convite do presidente da câmara, António Pita.
De tarde haverá um workshop infantil para as crianças aprenderem a fazer o bolo típico de Castelo de Vide, com raízes e de tradição judaica, e haverá a distribuição da receita para quem quiser experimentar fazer em casa.