"Bolhão em festa": Mercado celebra um ano desde a reabertura com diversas atividades
Quase a fazer o primeiro ano desde que reabriu as portas, o Mercado do Bolhão, no Porto, volta a ser palco de diversos concertos, workshops, showcookings e atividades gratuitas para toda a família nos dias 15 e 16 de setembro, e sob o mote "Viva o Bolhão!".
Corpo do artigo
Será inaugurada na Galeria do terceiro piso do mercado, uma exposição que revisita a história do espaço e a sua evolução, para celebrar a reabertura do mercado histórico do Porto, que aconteceu no dia 22 de setembro de 2022.
Pelas 10.30 horas, a vice-presidente do Conselho de Administração da GO Porto, Cátia Meirinhos, irá dar a conhecer "novidades em primeira mão", numa visita guiada ao espaço.
Concertos e atuações
Para celebrar a data, o Mercado do Bolhão vai receber vários artistas e grupos para momentos musicais.
No final do dia 15, a cantora Cláudia Pascoal chega à escadaria principal pelas 19 horas, para um concerto aberto ao público, ao qual se juntará o músico Marante.
Mas antes, passam pelo Mercado durante o dia os Matraka Culinary Center, que farão um "menu-concerto" na escadaria principal.
Ou pelas 17 horas, no Passadiço da Galeria do Mercado, a performance "Bolhão, mercado vivo", da artista Lea Siebrecht, que vai transformar o espaço num "quadro humano". A artista regressa no dia 16, pelas 17.30 horas.
No sábado, dia 16, o "Coro do Centro Histórico do Porto" atua na Escadaria Principal do Mercado, às 15 horas.
Workshops e atividades
A partir das 10.30 horas e até ao final da manhã do mesmo dia, chegam ao Átrio Alexandre Braga, as oficinas de crochet do projeto Olh'ó Nobelo, que envolve a Associação de Moradores de Massarelos, para a instalação comunitária de celebração do aniversário.
Do lado oposto, no Átrio Sá da Bandeira, haverá uma oficina de construção de instrumentos Traka Matraka, pelas 11 horas.
Da parte da tarde, pelas 15 horas, o "Desporto no Bairro" regressa com o renovado sentido de responsabilidade social e desportivo.
No dia 16, a animação é pensada para as famílias. A partir das 11 horas, os mais novos podem participar no workshop "brincAR aos papagaios de papel", que se vai instalar junto à entrada da Rua Formosa.
Entre as 14 e as 16 horas, a Casa da Arquitetura oferece uma nova edição do "O Passaporte Arquitetónico do Mercado do Bolhão", no qual as crianças e famílias vão poder conhecer o edifício de uma maneira especial.
Entre as 16 e as 18.30 horas estão marcadas atividades de construção de personagens e de jogos de luz e sombra, atividade organizada pelo Serviço Educativo do Coliseu Ageas.