
Iniciativa começou em 2018
Foto: Teixeira Correia
O centro histórico de Beja vai receber, no dia 10 de janeiro, um bolo-rei gigante, com 50 metros de comprimento, maior do que a Torre de Menagem do Castelo, que tem 40 metros.
A iniciativa, integrada nas celebrações do Dia de Reis, do programa "É Natal em Beja", foi organizada pela primeira vez em 2018 com o objetivo de homenagear a torre de menagem. É promovida pela Câmara Municipal de Beja e pela pastelaria Luiz da Rocha, que no dia 25 de maio celebra 133 anos de existência.
O bolo-rei tem meia centena de metros e começa a ser partido no dia 10 de janeiro, às 15 horas, nas Portas de Mértola, principal artéria da cidade. "Este ano vai ser numa tarde de sábado, para que aqueles que trabalham também possam participar", nota a pastelaria,
Os tempos conturbados da pandemia levaram a que a iniciativa tivesse sido interrompida entre 2020 e 2023, e a confeção do bolo-rei vai voltar a superar todas as expetativas com um bolo que pode ser degustado por 1500 pessoas.

A maioria dos cerca de 40 trabalhadores da pastelaria responsável pelos tradicionais Porquinhos de Doce, um doce conventual de Beja e do Luís da Rocha, ajudam na confeção do bolo, que será feito em 150 troços, com cerca de 1,2 quilos, 33,5 centímetros de comprimento e 15 de largura cada um, o que lhe dá um peso total de 150 quilos e os já referidos 50 metros de comprimento.
Na confeção do bolo-rei gigante vão ser utilizados 62 quilos de farinha, 14 quilos de açúcar, 14 quilos de manteiga, 30 quilos de fruta em calda para decorar, 160 ovos, oito quilos de levedura (fermento), nove litros de leite, sete litros de vinho do Porto e sete quilos de frutos secos (pinhão, nozes, passas de uva, sultanas e caju).
A realização deste evento encerra o programa de animação do comércio local "É Natal em Beja", promovido pela Câmara Municipal de Beja.
