Bolseiros apoiados pela Câmara de Vila Flor vão retribuir com trabalho na Expovila
O Município de Vila Flor realiza entre os 11 e 14 de julho, a Expovila 3.0, uma feira de atividades económicas e promoção de produtos locais, que tem como grande novidade a integração de estudantes do ensino superior como trabalhadores durante o certame, como forma de retribuição à terra pelas bolsas que recebem.
Corpo do artigo
Este ano, a Câmara de Vila Flor atribuiu bolsas de estudo a mais de uma centena de jovens, que recebem um apoio de 700 euros, e se comprometem a retribuir com a prestação de serviço cívico e comunitário, na sua área de formação, nas pausas letivas, durante 40 horas por ano. A medida é descrita como uma forma de valorização da aprendizagem e reforço de laços dos jovens com o concelho. Este ano o município investiu um total de 70 mil euros em bolsas de estudo.
O presidente da Câmara, Pedro Lima, explicou ao JN que ainda não sabe quantos alunos vão estar a trabalhar na feira, mas que espera “várias inscrições”.
Este ano a Câmara investiu 348 mil euros na realização da Expovila, que conta com a participação de 200 expositores, o dobro do ano passado, dos quais metade são do concelho. O vinho, o azeite e a amêndoa são produtos em destaque “pelo peso económico” que têm em Vila Flor.
Pedro Lima, considera que o investimento feito na feira tem retorno no concelho, uma vez que os cálculos estimam “um impacto total de um milhão de euros na economia”.
Os produtores de Vila Flor têm a preferência. “A esmagadora maioria é da região. Temos poucos expositores que venham de muito longe, dois ou três com produtos muito específicos, que não há cá. Nós tentamos não duplicar e o que houver de Vila Flor não pode vir de outro lado, para dar palco a Vila Flor. Porque, isto é, acima de tudo, uma montra. Vamos à Expovila e vemos tradições, cultura, música, arte e produtos”, adiantou o autarca.
No ano passado passaram pela feira cerca de 20 mil pessoas, mas este ano a organização espera que o número seja ultrapassado, pelo menos no dia 13 de julho, noite em que atua Tony Carreira, cantor que arrasta multidões. “Já temos as autoridades atentas porque nessa noite Vila Flor vai transbordar”, notou Pedro Lima.
O cartaz de espetáculos musicais conta ainda com Rita Guerra, Diogo Piçarra e Sara Correia.