Um bombeiro voluntário da corporação dos bombeiros voluntários de Oliveira de Frades foi, esta segunda-feira, encontrado morto no incêndio de Antelas.
Corpo do artigo
Pedro Ferreira, que combatia as chamas que lavram naquela zona do distrito de Viseu, estava desaparecido desde o início da tarde e terá morrido vítima de intoxicação de fumo, segundo revela o comandante dos Bombeiros de Oliveira de Frades, Fernando Farreca,
Pedro Daniel Ferreira tinha 41 anos, grande parte dos quais passados nos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Frades. Integrava actualmente o quadro da corporação. Era casado e pai de um menino de 8 anos.
MAI abre inquérito ao incêndio
O ministro da Administração Interna determinou a abertura de um inquérito ao incêndio que deflagrou no concelho de Oliveira de Frades.
Fonte oficial do MAI disse à agência Lusa que Eduardo Cabrita pediu o inquérito à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Ministro lamenta morte de bombeiro
Numa nota de pesar, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, escreve que recebeu "com muita tristeza a notícia da morte do bombeiro Pedro Daniel Ferreira, do Corpo de Bombeiros Voluntários de Oliveira de Frades, durante as operações de combate ao incêndio que deflagrou esta segunda-feira no concelho de Oliveira de Frades".
"Endereço os meus sentidos pêsames à família, amigos e ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Oliveira de Frades", acrescentou. Na mesma nota, Eduardo Cabrita lembra também "a forma generosa, profissional e sempre abnegada com que, todos os dias, milhares de bombeiros integram este esforço nacional de defesa da floresta contra os incêndios".
Presidente da República lembra "perdas irreparáveis"
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte do bombeiro de Oliveira de Frades e considerou que os bombeiros portugueses "se têm confrontado com perdas irreparáveis".
Numa nota divulgada no portal da Presidência da República na Internet lê-se que o chefe de Estado "lamenta, com profunda consternação, a morte do bombeiro Pedro Daniel Ferreira, do Corpo de Bombeiros Voluntários de Oliveira de Frades, que perdeu a hoje vida durante o combate a um incêndio florestal" naquele concelho.
"Infelizmente, esta notícia deixa de novo muito consternados todos os portugueses, que reconhecem as grandes exigências diárias que enfrentam os bombeiros portugueses, que se têm confrontado com perdas irreparáveis", acrescenta Marcelo Rebelo de Sousa.
O Presidente da República "envia as mais sentidas condolências à família enlutada e ao Corpo de Bombeiros de Oliveira de Frades, abraçando, nesta hora difícil, a causa de todos os bombeiros de Portugal".
Liga expressa condolências e homenageia bombeiro
A Liga dos Bombeiros Portugueses manifestou condolências à família do bombeiro que morreu durante o combate a um incêndio rural no concelho de Oliveira de Frades. Em comunicado, a Liga expressou a todos os bombeiros "o mais profundo sentimento de respeito e solidariedade".
Todas as associações/corpos de bombeiros colocam as bandeiras a meia haste, a partir desta segunda-feira e até ao final do dia do funeral do bombeiro Pedro Ferreira, como forma "de sentida homenagem nacional ao Soldado da Paz falecido em serviço", acrescenta-se na nota à imprensa.